SISTEMA DE ENSINO

Oferecemos um trabalho com ações eficazes, voltadas ao comprometimento com a qualidade, buscando trazer seus participantes para uma prática esportiva saudável, educativa e benéfica para a saúde.

Desenvolvendo atividades que venham integrar separadamente crianças e adolescentes através do Jiu-Jitsu, proporciono um ambiente agradável não só para a prática de exercícios físicos, mas também, para se viver.

OBJETIVO

Meu objetivo principal visa difundir o Jiu-Jitsu com a filosofia de formar atletas campões, mas principalmente participar da educação de jovens e adolescentes; além de proporcionar uma prática que diminui o estresse do dia-a-dia. É indiscutível a importância do esporte na sociedade contemporânea.

Segurança – Não expõem adolescentes e crianças, além das áreas do clube.

Atividades – Permitir o contato e experimento em novas atividades físicas, muitas vezes desconhecidas pelos alunos e seus convidados.

Qualidade – Uma equipe de profissionais altamente qualificados e treinados oferecendo um serviço de excelência compatível com os melhores clubes e academias da cidade.

Socialização – A prática de atividades, integra e socializa, proporcionando novas amizades e oportunidades.

Relacionamento – Os nossos fortes valores de relacionamento são construídos pelo respeito, dedicação e sinceridade, que são nossas marcas registradas de serviço. Somos indivíduos trabalhando juntos como um time, ajudando uns aos outros a alcançar nosso pleno potencial, com amizade e atenção de atitudes.

Economia – Menor custo e com segurança.

Oportunidade – Mantemos um programa de Certificação para instrutores (Monitores). Muito além de apenas um documento, o sistema é voltado para aqueles que não querem somente receber conhecimento técnico do Jiu-Jitsu, mas também em outros aspectos da vida, como a moral, boa conduta, desenvolvimento intelectual e interesse em desenvolver suas técnicas para se tornar um instrutor.

SISTEMA

Os movimentos do meu sistema de Jiu-Jitsu obedecem a uma forma progressiva de reflexo, controle e inteligência. O estudo e a prática desse sistema têm sido constantemente recomendados por médicos, psicólogos e educadores, porque é uma atividade completa no processo da educação, também funcionando como paliativo de tensões psíquicas e como fator de desenvolvimento físico e mental daqueles que o praticam.

Meu sistema tem todo seu fundamento baseado na disciplina. Mas além disso, estimula e desenvolve:

Propriocepção: capacidade de receber estímulos originados no interior do organismo, conseguindo melhor adaptação e “integração polisensorial” com o domínio do próprio corpo, noção de lateralidade, de espaço e posicionamento corporal.

Psicomotricidade: desenvolvimento da consciência da ação, coordenação motora e equilíbrio.

Inteligências Múltiplas: “saber fazer”, conhecimento lógico-matemático, conhecimento dos próprios limites e relacionamento interpessoal.

Autoconfiança: é estimulada, dando ao indivíduo, possibilidade de vencer “a si próprio”, bem como seus medos.

Sistema cardiovascular: aumenta o volume do oxigênio, que é levado a todas as células do corpo através do sangue, diminuindo a freqüência cardíaca de repouso e aumentando seu condicionamento, além de tornar as artérias mais flexíveis, diminuindo a deposição de placas de gordura em suas paredes, o que reduz relativamente à pressão arterial por facilitar o retorno sangüíneo.

Sistema nervoso e psicológico: o Jiu-Jitsu é uma atividade para liberar tensões e diminuir o stress, regularizando as horas de sono, do repouso e do apetite, reforçando a autoconfiança, o convívio, a socialização e a disciplina.

Meu sistema não pretende criar super homens ou super crianças, no entanto seus praticantes tornam-se extremamente confiantes em suas habilidades, facilitando a resolução de situações mesmo sob grandes pressões, sem perder o respeito ao próximo.

METODOLOGIA

Temos por finalidade o desenvolvimento do potencial de todos os homens, visando em especial a defesa do indivíduo, sem a prática da violência.

Viso também o desenvolvimento da personalidade do individuo, estimulando as qualidades positivas moras e intelectuais do praticante, pois não se trata de uma luta, mas sim de um sistema de defesa, que exige, antes de mais nada, o uso da inteligência para consumação do golpe que se pretende aplicar.

Não pretendo criar valentões com meu método, mas evidentemente seus praticantes se tornam pessoas confiantes, pois, eliminando subconsciente o medo do golpe físico, que todos têm naturalmente seu praticante torna-se apto para enfrentar qualquer agressão, e o que é muito mais importante, a enfrentar qualquer situação difícil, em qualquer setor da atividade, pois não temendo sofrer agressões que lhe possam causar dor, não teme a qualquer agressão psicológica.

Fácil, pois, é verificar-se a utilidade do meu sistema na educação, já que a criança e o jovem, vítima maior da insegurança e dos temores, bem depressa aprendem a ter confiança em si mesmos e passam a ter maior desenvolvimento nos estudos, nos esportes em geral e mesmo no relacionamento familiar, pois a confiança que adquirem, lhes permite diminuir e até mesmo eliminar a agressividade própria dos inseguros e lhes dá a desinibição indispensável ao relacionamento com os semelhantes.

Isto é válido também para adolescentes e adultos, pois a confiança em si próprio é a mola mestra do sucesso, em qualquer ramo da atividade humana, notadamente naqueles setores em que se exige que o indivíduo se exponha aos olhos e conseqüentemente à crítica dos que o rodeiam.

Pode-se concluir que esta metodologia como é ensinada, é a maior auxiliar da formação moral e intelectual do seu praticante e é recomendado a todos, pois os princípios de ordem moral e física que o seu praticante adquire, trazem-lhe subsídios valiosos na formação do seu caráter e de sua personalidade.

Marcelo Saporito.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>